Início » Sisu » Sisu como funciona?

Sisu como funciona?

Se você está procurando uma maneira de iniciar os estudos de nível superior, precisar conhecer o Sisu como funciona e quais os requisitos.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é sempre importante contar com diferenciais. Uma graduação em nível superior, certamente vai te ajudar a se alocar de maneira mais rápida.

Além disso, os salários costumam acompanhar a formação educacional dos profissionais. Ou seja, uma graduação na faculdade pode fazer com que você ganhe bem mais do que ganha hoje.

COMO SABER SE O CURSO É RECONHECIDO PELO MEC?

O que é o Sisu?

Para entender o que é o Sisu como funciona e quais suas características é preciso começar do início. SISU é uma sigla para Sistema de Seleção Unificada, um programa do governo federal.

O programa visa atender aqueles que participaram do Programa Nacional do Ensino Médio. Assim, o SISU usa a nota do programa para fazer com que os estudantes possam entrar em certas instituições.

Sisu: Como funciona

Como você viu acima, a primeira coisa que você deve fazer para concorrer ao SISU é prestar o ENEM. A nota do exame é primordial para que você consiga se inscrever no programa efetivamente.

Sisu como funciona
Sisu como funciona

Depois de feita a inscrição, os candidatos com as melhores notas competem entre si. Aqueles que tem melhor classificação ocupam as primeiras vagas e assim por diante, até que elas acabem.

Mas fique esperto, pois só pode participar do SISU quem fez o último ENEM. Ao contrário do Prouni, em que se pode usar vários anos anteriores, nesse caso só o último exame conta.

Como funciona

O Sisu como funciona, permite que o estudante faça mais de uma opção de curso. Ou seja, inicialmente o candidato pode optar por dois cursos diferentes, enquanto faz a inscrição.

Isso acontece porque o número de vagas é bastante variado e há outros pontos que influenciam na divisão. Ou seja, cada tipo de curso leva em consideração alguns pontos específicos.

Assim, a nota em ciências da natureza pode ter um peso maior para quem quer concorrer a um curso de física, por exemplo. Assim, procura-se sempre alocar os melhores estudantes em cada ponto.

Ainda, as vagas precisam seguir a lei 12.711/2012, a lei de cotas, ações afirmativas e outras vagas reservadas. Ainda, alguns cursos, como o de medicina, exigem uma nota mínima no ENEM.

Como é a seleção

Para entender como é o Sisu como funciona e como é a seleção é preciso ter em mente essas opções. Isso porque o candidato só terá a oportunidade de fazer uma matrícula em um desses cursos.

Outro ponto interessante é que, quem for selecionado, na primeira ou segunda opção, precisa ficar atento aos prazos. 

Quem não fizer a matrícula fica, automaticamente, excluído da seleção.

Lista de espera

Mesmo que você não seja escolhido da primeira vez, ainda há chance de se recuperar. Nesse caso, é preciso acessar o boletim do SISU e verificar os prazos para manifestar interesse em ficar na lista.

É importante salientar que o candidato pode escolher apenas uma entre as duas opções para ficar na lista de espera. A partir daí, deve acompanhar na instituição todas as convocações da lista de espera.

Sisu como funciona
Sisu como funciona

Para quem busca uma vaga, é importante ir até as últimas consequências. Então, mesmo que você não tenha conseguido uma vaga de primeira, não deixe de participar das listas de espera.

Essa é a maneira mais prática de entender o que é o Sisu como funciona e quais suas características mais interessantes.

Conheça o site do SISU

Para entender bem o Sisu como funciona, prazos e outros pontos, é interessante conhecer o site do programa. Nele você encontra diversas informações que podem ser úteis para o seu dia a dia.

Assim, é possível acompanhar o cronograma de inscrições, por exemplo, em todos os semestres. Da mesma forma, verificar quais são as vagas disponíveis, por município e instituição de ensino.

Tudo isso pode te ajudar a escolher de uma forma mais acertada, o melhor curso para você. Como há mais de uma opção, você certamente vai querer conhecer tudo o que tem a sua disposição.

Ainda, é importante que você faça o seu cadastro no site. Todo o sistema de distribuição de vagas é feito online, então você precisa ficar atento.

Conclusão

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o Sisu como funciona, e como concorrer, tudo fica mais fácil. Para quem quer começar a estudar, essa certamente é uma das opções mais interessantes.

Mais que isso, você certamente encontrará uma forma de melhorar o seu currículo e sua atividade profissional. O conhecimento pode fazer a diferença na forma com que você vê as coisas.

Então, agora que você conhece o Sisu como funciona, e as diversas oportunidades, é hora de se mexer. Escolha um curso e comece agora mesmo um projeto que mudará sua vida por completo.