Início » Pronatec » Pronatec lista de cursos: Conheça

Pronatec lista de cursos: Conheça

Durante muitos anos os brasileiros puderam contar com o Pronatec lista de cursos e diversas opções para estudar quando quisesse.

No entanto, as mudanças no governo fizeram que diversas pessoas perdessem essa oportunidade. O programa foi cancelado e, agora, quem não tem dinheiro para pagar pela formação está de mãos vazias.

Os motivos levantados foram muitos, mas os gastos com ensino público, obviamente, deixaram de ser prioridade. Então, o fim da política voltada para a educação era só uma questão de tempo.

CURSOS GRATUITOS DO SENAC

O que foi o Pronatec

Antes de conhecer o Pronatec lista de cursos e outros pontos interessantes, é preciso entender o programa. Surgido em 2011, ele tinha como mote o fornecimento de cursos técnicos gratuitos.

A ideia sempre foi a de qualificar pessoas sem condições financeiras para o mercado de trabalho. O programa oferecia bolsas de estudo integrais, fornecendo estudos totalmente sem qualquer custo.

O grande motivo de seu desenvolvimento foi a reclamação crescente das empresas de que faltava mão de obra qualificada no mercado. O governo, assim, pretendia dar um impulso nas contratações.

Pronatec: lista de cursos

Nos tempos áureos o Pronatec esteve presente em diversas situações. Na maioria das vezes, a parceria era feita com instituições como SENAT, SENAC, SEBRAE e instituições particulares de ensino.

Então, com mais de 640 opções de cursos, era possível ter uma grande quantidade de opções, para todo tipo de jovem. Quem quisesse estudar, podia escolher, entre outros, pelos seguintes cursos:

  • Técnico em informática;
  • Técnico em segurança do trabalho;
  • Guia de turismo;
  • Técnico em enfermagem;
  • Línguas estrangeiras;
  • Programação;
  • Agentes de saúde.

Essas são apenas algumas das opções mais interessantes que o Pronatec oferecia. A lista de cursos é bastante grande e muita gente saiu beneficiada desse que foi um dos maiores programas da educação.

O que aconteceu com o Pronatec?

Apesar do sucesso claro do Pronatec lista de cursos variada e formação de muitas pessoas, ele acabou. No ano de 2017, o governo de Michel Temer anunciou um programa chamado Mediotec.

A ideia era substituir o programa anterior, com outro tipo de abordagem. Não demorou muito para que esse programa também naufragasse e, por isso a situação continuou a piorar.

Por que o Pronatec acabou?

Os motivos para o fim do Pronatec lista de cursos e oferta gratuita foram muitos. Mas a principal bandeira sempre foi o corte de gastos que, segundo o governo, não trazia retornos.

Se antes o Pronatec oferecia cursos técnicos após a conclusão do ensino médio, a partir de 2017 a ideia era que todo aluno concluísse o colegial já com uma formação de nível técnico.

Pronatec lista de cursos
Pronatec lista de cursos

A verdade é que o projeto não decolou e os alunos agora estão sem ambos. Além disso, houve diminuição no número de vagas para o FIES e PROUNI, outros programas educacionais.

Onde fazer cursos técnicos gratuitos

Como você viu, o Pronatec lista de cursos chegou ao fim. Porém, isso não significa que você deva abrir mão dos seus sonhos e colocar de lado a sua ideia de começar a estudar para uma profissão.

Existem outras alternativas que podem ser bastante interessantes. A melhor opção, na maioria dos casos, é procurar uma bolsa de estudos em instituições que eram parceiras do Pronatec, como:

  • SEST;
  • SENAC;
  • SEBRAE;
  • Instituições de ensino privadas.

A outra opção é procurar instituições públicas de ensino que entregam bons cursos técnicos. Todos eles são gratuitos, mas isso torna a disputa por vagas um pouco mais acirrada.

Assim, atualmente, se você quiser estudar, você pode procurar:

  • FATEC;
  • ETEC;
  • Centro Paula Souza;
  • UNESP;
  • UNICAMP;
  • USP.

Algumas dessas instituições, inclusive, costumam oferecer cursos online, com certificação oficial. Ou seja, mesmo morando longe é possível encontrar um curso do estilo Pronatec lista de cursos.

Por que realizar um curso técnico?

Ainda que que o Pronatec lista de cursos não esteja mais à disposição, um curso técnico sempre vem a calhar. 

Ou seja, quem conta com um curso profissionalizante tem muito mais chances de ser contratado. Isso, inclusive, tende a ser um diferencial para quem busca um emprego de alta concorrência.

Um curso técnico pode fazer com que você ganhe vários pontos diante dos entrevistadores. Até mesmo porque, além de demonstrar seu conhecimento, também demonstra uma atitude proativa.

Conclusão

Como você viu, infelizmente o Pronatec não existe mais. Apesar de sua grande contribuição para a formação de milhões de jovens, durante vários anos, o governo federal decidiu encerrar o programa.

Além disso, o projeto que deveria substitui-lo também não vingou. Por fim, o resultado disso é que, atualmente, inexiste um programa voltado para o ensino técnico e que seja capaz de atender tantos jovens quanto antes.

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre o Pronatec lista de cursos e tudo mais, já deve ter uma ideia do que fazer. Por fim, procure as instituições que indicamos e encontre uma forma de estudar.