Início » Cursos » Pronatec 2022: Como funciona e como fazer a inscrição?

Pronatec 2022: Como funciona e como fazer a inscrição?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego versão 2022 (Pronatec 2022), já está com as inscrições abertas para os interessados deste ano. Criado em 2011 pelo Governo Federal, a iniciativa vem auxiliando diversos estudantes em seus estudos técnicos pelo país. 

Quem está cursando o ensino médio ou então terminou a série pelo ensino público tem chances de se profissionalizar ainda mais com os cursos disponibilizados pelo programa, uma vez que são oportunidades para diversas áreas de qualificação profissional. 

De modo geral, o objetivo da iniciativa é justamente ampliar as ofertas de cursos de educação profissional e tecnológica através de assistência técnica e financeira oferecidas pelo programa. Todos os anos, novos cursos são disponibilizados e as inscrições feitas de formas diferentes como é o caso deste ano. 

Assim, entender como funciona o Pronatec 2022 e como fazer a inscrição pode ser um passo a frente para se conseguir um estágio ou até mesmo a primeira vaga de emprego. 

Como o Pronatec 2022 funciona? 

O Pronatec 2022 é um programa desenvolvido para todos os alunos que não possuem condições de arcar com a mensalidade de cursos técnicos disponíveis no país. 

Nesse caso ele oferece bolsas de estudos e cursos gratuitos aos jovens de baixa renda, os quais são na maioria das vezes cadastrados em programas assistenciais do governo. 

Para participar do programa não é necessário fazer o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, contudo alguns requisitos mínimos são exigidos como:

  • Ser estudante do EJA – Educação de Jovens e Adultos, CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos ou estudante do ensino médio da escola pública;
  • Caso já tenha concluído os estudos, ser trabalhador com renda máxima de dois salários mínimos;
  • Ter cadastro único e ativo no CadÚnico;
  • Não ter cursado nenhum curso do Pronatec antes. 

Cursos do Pronatec 2022

É importante lembrar que o Pronatec 2022 foi criado com foco em sanar a carência de qualificação profissional no Brasil e com isso os cursos com bolsa do programa variam conforme os anos justamente para suprir essa demanda. 

Dentre as modalidades estão cursos técnicos de grau 1 e 2, assim como bolsa-formação profissional e também formação inicial e continuada. 

Com isso, vale lembrar que o programa também conta com instituições parceiras, as quais oferecem os tipos de qualificação conforme a demanda do setor econômico.

De modo geral os cursos são divididos em:

  • Educação Profissional e Técnica de Nível Médio – os quais contam com carga horária de 800h a 1200h, com duração de 1 a 3 anos sendo destinados aos estudantes matriculados no Ensino Médio, estudantes que irão iniciar o ensino médico na modalidade de Educação de Adultos e Jovens e também para estudantes que já concluíram o ensino médio.
  • Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional, a qual possui Carga Horária de 160h a 400h e duração de 3 a 6 meses. Nesse caso, os cursos contam com exigência de escolaridade mínima variada. 

A lista completa dos cursos disponíveis para 2022 podem ser acessadas no site do programa, onde lá é possível ter acesso ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos , assim como também o Guia Pronatec de Cursos FIC. 

Como são ofertadas as vagas?

O Pronatec 2022 conta com instituições parceiras, as quais são responsáveis pela divulgação, mobilização e seleção dos alunos segundo o programa. 

Portanto, as vagas ofertadas partem através delas, assim como o monitoramento de execução dos cursos e também articulação dos egressos em busca de uma oportunidade ocupacional. 

Fazem parte dessas instituições parceiras:

  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;
  • Todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
  • Instituições públicas de redes estaduais, distritais e municipais;
  • Instituições de Serviços Nacionais de Aprendizagem;
  • Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas Técnicas de nível médio privadas e habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Como fazer a inscrição no Pronatec 2022?

Por ter parcerias educacionais, o Pronatec 2022 conta com inscrições diferentes. Sendo então:

  •  A pré-matricula feita em uma das instituições parceiras, onde o curso será ministrado;
  •  Inscrição de vagas remanescentes de forma online;
  •  Inscrições por processos de seleção realizados pelas instituições. 

O período de inscrição varia conforme o período do curso, por isso é sempre importante ficar atento ao site das instituições federais e acompanhar o período de inscrição e matrícula dos cursos por lá.

Atualmente o site que direcionada a inscrição online não está funcionando para o Pronatec 2022 normal, contudo para o Pronatec Voluntário o cadastro pode ser realizado.

Neste caso, para o cadastro online é necessário:

Caso as vagas não apareçam de imediato vale a pena deixar a opção de notificação ativada, para quando surgir a oportunidade, a plataforma avisar o usuário através do e-mail.

Uma vez feito o cadastro na vaga, o programa irá entrar em contato com o candidato para finalizar a inscrição e dar instruções de como proceder. 

Por isso é importante ficar atento ao telefone e email cadastrados, assim como reunir todos os documentos estudantis necessários. 

Esse artigo foi útil para você?

Leia Também:

➡️ Lista de cursos Pronatec

➡️ Super estágios, tudo sobre a plataforma