Início » Moodle » Moodle, tudo sobre a plataforma da USP!

Moodle, tudo sobre a plataforma da USP!

Moodle é a contração de ‘Modular Objetct-Oriented Dynamic Learning Environment”, que significa Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Orientado por Objeto Modular.Para facilitar, o Moodle funciona como um software desenvolvido para facilitar a aprendizagem dos alunos.

Diversas universidade já utilizam esse tipo de tecnologia para complementar os estudos em diversas áreas.

Nesse texto falaremos sobre todas as funcionalidades do Moodle da Universidade de São Paulo, a USP. Confira!

Como funciona o Moodle?

O Moodle sempre é um tipo de software livre, ou seja, pode ser livremente copiado e distribuído. Esses softwares são utilizados para complementar e auxiliar estudantes de diversos cursos em Universidades e outras Instituições escolares.

Como o Moodle permite a criação de cursos online e outras funcionalidades muito importantes para estudantes, a USP desenvolveu a sua plataforma que está acessível aos alunos da Universidade.

No caso da USP, o ambiente virtual é voltado para apoio aos estudantes de cursos de graduação e pós-graduação.

A plataforma foi desenvolvida em pareceria pela Superintendência de Tecnologia da Informação com a Pró- Reitoria de Graduação.

Como usar o e-Disciplinas?

e-Disciplinas é o nome do Moodle da USP que pode ser acessado por qualquer estudante na Universidade, seja dos cursos de Graduação ou de Pós-Graduação em qualquer área de ensino.

Podem acessar o sistema qualquer estudante que já possua a senha da USP. Para entrar no e-Disciplinas o estudante não precisa criar outro cadastro ou senha.

O acesso é feito usando a mesma senha de todo o sistema da USP, clicando em acessar. A partir daí, basta inserir o número do aluno e sua senha em seguida.

Caso o estudante tenha perdido ou ainda não possua sua senha de acesso ao sistema USP, deverá recuperar sua senha no link https://id.usp.br/. Depois, basta clicar em primeiro acesso.

Uma tela se abrirá e o estudante deverá colocar seu número USP e um e-mail, além do e-mail alternativo.

Mas atenção, os estudantes ingressantes precisam usar o mesmo e-mail que utilizaram para se cadastrar no vestibular ou sistema SISU.

Vantagens de usar o Moddle USP

Além de contar com inúmeros conteúdos auxiliares para as disciplinas, o Moodle USP também funciona de modo a levar aos alunos tutoriais sobre os próprios dispositivos online.

Entre eles, podemos citar as instruções para criação de vídeos educativos pelo celular, e tutoriais sobre ferramentas disponíveis na plataforma.

No Moodle ainda é possível acessar a lista de presença nas disciplinas presenciais de acordo com o número USP de cada aluno.

Professores possuem acesso e área especial no Moodle, que serve como poderosa ferramenta de apoio pedagógico.

Funcionalidades

Entre todas as funcionalidades oferecidas pelo Moodle da USP, podemos citar especialmente as seguintes

  • Importação de conteúdo

A plataforma é livre, portanto os usuários conseguem importar conteúdo externo para o Moodle.

O Moodle possui um tutorial exclusivo que ensina como fazer esse processo e que serve tanto para estudantes quanto para professores que precisam utilizar a importação.

  • Fórum de discussão

Outra grande funcionalidade do Moodle da USP são os fóruns de discussão por disciplina.

Dessa forma, é possível debater sobre trabalhos e conteúdos das aulas. Muitos professores avaliam a presença do estudante nos chats online como critério de participação.

  • Mensagens

O professor consegue enviar mensagens simultaneamente a todos os alunos que participam de suas disciplinas no Moodle, facilitando muito os envios de avisos.

Também é uma funcionalidade importante para ser utilizada em aulas online e materiais disponíveis no Moodle.

  • Questionários

É possível que o estudante tenha acesso a questionários feitos pela Universidade e por professores diretamente no sistema Moodle da USP.

Assim, a plataforma facilita muito a coleta de dados em pesquisas, solicitação de formulários e outras atividades que podem ser feitas rapidamente através da plataforma online.

  • Criação de grupos

Pela plataforma é possível que o professor ou que os próprios estudantes criem grupos ou agrupamentos. Esses grupos podem ser voltados para trabalhos, estudos online e presenciais ou para debates pela internet.

A criação de grupos pelo próprio Moodle facilita muito a apresentação, correção e distribuição de notas de trabalhos feitos dessa forma.

  • Transmissão de vídeos

A plataforma ainda conta com a possibilidade de transmissão de vídeos pelo Youtube ou pelo Zoom. É possível encontrar em anexo um tutorial explicando como esses vídeos podem ser transmitidos.

Assim, professores que precisam usar esse recurso podem contar com um tutorial bastante didático. Ele também serve para estudantes que queiram transmitir a apresentação de trabalhos.

Quem pode usar o Moodle da USP

A plataforma é voltada para estudantes de todos os cursos de graduação e pós-graduação e para diversos servidores da Universidade.

Entre os grupos principais, existe acesso diferenciado no Moodle da USP exclusivo para funcionários, para o setor técnico de Redes, laboratório de informática, serviço de logística áudiovisual, laboratório de aprendizagem e ensino.

Assim, usar a plataforma Moodle da USP é fundamental para qualquer estudante da Universidade, que pode contar com essa ferramenta de ponta para acesso aos mais diversos tutoriais e funcionalidades online para aulas e estudos diversos!

Leia Também:

➡️  Inscrição GDAE 2022

➡️  Cursos Profissionalizante de corte e costura