Início » Cursos » FGV Cursos: inovação e excelência do curso de Direito

FGV Cursos: inovação e excelência do curso de Direito

No ano de 1944, em meio à agitação da segunda guerra mundial, surgiu a FGV CURSOS. O objetivo era aumentar a oferta de curso superior.

A elevação da posição brasileira no cenário mundial causou não só a mudança das áreas do Direito, mas também o surgimento de novos modelos de advocacia. Tanto pública quanto privada.

O objetivo da fundação era de se tornar referência no Brasil e no exterior em processos de ensino, geração de conhecimento e pesquisa.

Este trabalho trouxe como resultado a criação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas no ano de 2005. Nesse sentido, o desafio de renovar o pensamento jurídico é a principal bandeira da FGV Cursos.

Curso de inglês online grátis: Veja quais fazer

Sobre a FGV Cursos

Dessa forma, tornou-se urgente a formação de advogados e juristas que devem ser não apenas bem qualificados, como também preparados para agir em setores diversos.

Em resposta para essas exigências do mercado os estudantes da Escola de Direito da FGV se preparam para trabalhar tanto no meio público quanto no privado.

A ideia é estar sempre em comunicação com outras áreas do saber. Dessa forma, influenciar de forma positiva o ambiente jurídico no Brasil e no exterior.

Com efeito, a programação acadêmica da instituição visa unir um quadro de mestres e doutores com alunos totalmente direcionados para o aprendizado e para a pesquisa.

Além disso, existe uma preocupação constante com a inovação dos processos de ensino, que devem ser sempre em conjunto. Por outro lado, as pesquisas contam com um alto padrão de qualidade e estão voltadas para o interesse coletivo.

Desse modo, a instituição produz seu material próprio, tanto na educação quanto bibliográfico. Como resultado, seus estudantes contam com material de ensino sempre atualizado e de acordo com os modelos da instituição.

Assim sendo, a FGV Cursos se firma como outra opção, diferente do sistema tradicional do ensino do Direito. Além disso, ela mantêm uma critica, analítica e construtiva nessa área do conhecimento.

A posição da Fundação Getúlio Vargas é de que somente um método novo pode criar profissionais ativos, empreendedores, capazes de atuar não só nos variados ramos do Direito, como também em muitos outros campos do conhecimento.

A FGV acredita que ser um bom advogado vai além das práticas de trabalho convencionais para competir no mercado de trabalho. Além disso, é preciso atuar na construção de políticas públicas, de que o Brasil precisa tanto.

Programa de ensino

FGV Cursos
FGV Cursos

A fim de oferecer um ensino de melhor qualidade a FGV adotou um método em que o aluno estuda participando da criação do ensino. Dessa forma, o estudante não é mais um simples observador esperando informação.

Nesse sentido, o processo de aprender acontece por meio de simulações, jogos e técnicas que melhoram o raciocínio. Além disso, ajuda a criar senso crítico, bem como as maneiras de aplicar o conhecimento.

Durante o curso o aluno participa de programas de laboratório de prática. O foco desse trabalho é promover integração da teoria com a prática e desse modo fixar o que foi aprendido.

O curso tem permanente atualização com temas como novas tecnologias, base de dados e inteligência artificial.

Além disso, acontecem debates frequentes sobre a realidade jurídica atual no Brasil e no mundo, de forma a ficar ciente dos fatos mais importantes.

Outras ações

A fim de auxiliar o ingresso no mercado a FGV Cursos conta com uma equipe exclusiva para essa atividade.

Assim sendo, atua promovendo a Feira de Estágio, orientação individual e informações sobre vagas disponíveis.

A instituição tem um forte programa de bolsa de estudo., que garante a permanência dos alunos mais carentes.

Para ter acesso ao programa só precisa mostrar um bom trabalho com as notas.

A bolsa oferece a isenção total da mensalidade. Além disso, ela cobre despesas importantes como a alimentação, o transporte e o material didático.

Com toda a certeza um programa de bolsa eficiente coloca a FGV em condição de igualdade com as melhores universidades nacionais e estrangeiras.

O foco principal é criar um corpo de alunos de alto nível. Portanto, motivado e alinhado com o modelo praticado pela faculdade.

Como resultado ocorre uma colocação destacada dos profissionais graduados na FGV. Isso em todos os ambientes da atividade. Por exemplo: seja no setor privado, público, ou em organizações da sociedade civil.

Considerações finais

Uma formação de nível superior é uma conquista que milhões de pessoas desejam. A fim de atingir essa meta muitos sacrifícios são feitos. Desse modo, é de grande importância poder escolher onde você vai fazer o curso.

Ainda que nos últimos anos a oferta de cursos tenha aumentado, a disputa é grande. Ainda mais se for para uma instituição pública e gratuita ou em busca de uma bolsa integral.

A FGV Cursos é uma boa opção, tanto por sua tradição quanto por sua importância na história. Portanto, se essa é sua intenção, escolha com calma e muito boa sorte em seu projeto.