Início » Cursos » ETEC – Tudo sobre as escolas técnicas estaduais

ETEC – Tudo sobre as escolas técnicas estaduais

Nos dias de hoje está muito mais fácil conseguir um emprego, se a pessoa possuir alguma formação técnica ou ensino superior completo. Contudo, nem todas as pessoas possuem tempo e condições para isso, mas com a etec cursos isso pode mudar. 

Nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEC) é possível encontrar vários cursos técnicos gratuitos e com certificados, os quais são voltados para jovens que terminaram ou que estão terminando o Ensino Médio.

Porém, também são perfeitos para adultos que desejam obter uma formação técnica. A ETEC está presente em várias cidades grandes bem como em pequenos municípios do estado de São Paulo.

Pois ela é uma instituição governamental estadual criada com o propósito de ajudar as pessoas a obter uma formação técnica. Agora, você sabe como realizar sua inscrição na ETEC cursos e quais são os cursos gratuitos oferecidos por essa instituição?

Veja neste artigo exatamente tudo que você precisa saber sobre a ETEC e as vantagens de fazer um curso técnico nessa instituição.

Vestibulinho ETEC cursos – Como funciona?

Para ingressar em algum curso da ETEC é necessário fazer um vestibulinho, o qual abre as inscrições duas vezes ao ano, em junho e dezembro.

Ou seja, caso você perca o primeiro período de inscrição, você tem a chance de começar o curso no semestre seguinte.

Antes de tudo, você precisa saber que apesar dos cursos serem gratuitos, a inscrição do vestibulinho é paga, e a taxa geralmente é de R$30,00. 

Podem se inscrever no vestibulinho da ETEC tanto pessoas maiores de 18 anos quanto alunos que ainda cursam o Ensino Médio (verificar cursos disponíveis para menores de 18 anos).

A inscrição é sempre realizada no próprio site da ETEC, onde também é possível verificar qual a data da prova em sua cidade, pois pode variar de um município para outro.

Além disso, após feita a prova, os resultados também são divulgados no próprio site da ETEC.

Também é importante que você saiba que as matérias que sempre caem no vestibulinho da ETEC cursos são:

Português, matemática, história, geografia, biologia, química e física, possuindo um total de 50 questões de múltipla escolha.

Etec cursos

Conheça os mini cursos online clicando no link.

Quais cursos oferecidos pela ETEC?

A ETEC cursos oferece mais de 50 cursos, sendo alguns totalmente presenciais, outros semipresenciais e alguns cursos oferecidos são totalmente EaD.

Ou seja, Ensino a Distância, os quais podem ser feitos totalmente online.

Porém, é preciso ressaltar que nem todos os cursos estão disponíveis em uma única unidade ETEC, ou seja, é preciso verificar quais são os cursos disponibilizados na ETEC da sua cidade. 

Para fazer essa verificação, basta acessar o site da ETEC e em seguida pesquisar pela sua cidade.

Assim o site irá mostrar todos os cursos técnicos disponíveis para você, a não ser que você escolha algum curso EaD, nesse caso não precisa se preocupar com essa verificação.

Contudo, para te ajudar, segue uma lista com os cursos técnicos mais procurados nas ETECs:

  • Açúcar e Álcool;
  • Administração;
  • Agropecuária;
  • Biotecnologia;
  • Contabilidade;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Química;
  • Recursos Humanos;
  • Serviços Jurídicos.

Porém, além desses existem muitos outros, e você pode escolher aquele que mais te agrada ou aquele que mais abrirá portas para conseguir um emprego em seu município.

Tem certificado?

Sim, assim que você finalizar o curso técnico que você optou na ETEC cursos, você obtém um certificado de conclusão de curso, o qual você poderá solicitar pelo site ou diretamente na secretaria acadêmica da instituição que você realizou o seu curso. 

Vantagens de fazer um curso técnico na ETEC

Fazer um curso técnico não é algo que deva ser feito apenas por fazer, pois é um grande passo para o início de uma carreira promissora, sendo assim, você deve levar a sério e escolher muito bem qual curso deseja fazer. 

Além disso, fazer um curso técnico em uma instituição ETEC tem muitas vantagens e proporciona muitos benefícios. Veja abaixo algumas dessas vantagens.

Várias opções de cursos

Como mostrado anteriormente, a ETEC possui uma ampla gama de opções de cursos para escolher, ou seja, você com certeza encontrará um que te agrade e que tenha haver com o seu perfil e com o que busca alcançar profissionalmente.

Além disso, mesmo que na instituição da sua cidade não tenha exatamente aquele que você procurava, com certeza você irá encontrar outro que goste, até mesmo porque, ter um conhecimento técnico é sempre uma ótima forma de agregar o currículo.

Bem como, quando você terminar um curso, o qual dura cerca de 2 anos, você poderá começar outro se assim desejar, ou seja, você pode fazer quantos cursos quiser na ETEC.

Oportunidade de ingressar rapidamente no mercado de trabalho

Pessoas que possuem um curso técnico da ETEC cursos, têm mais chances de ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho do que as pessoas que possuem apenas o ensino médio completo.