Início » Senai » Curso de Padeiro Senai: Inscrição, salário e vagas.

Curso de Padeiro Senai: Inscrição, salário e vagas.

Se tornar um especialista na panificação pode trazer bons frutos profissionais e é com esse objetivo que o curso de padeiro Senai acaba por se tornar uma boa opção para quem procura se profissionalizar na área. 

Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o curso é reconhecido em todo o território nacional e permite que o aluno adquira conhecimento no preparo de pães, bolos, massas entre outros alimentos presentes na área.

Vale lembrar que o padeiro é um dos profissionais mais importantes da indústria da panificação e se especializar na profissão pode ser bastante vantajoso para o mercado de trabalho. 

Neste conteúdo contamos o que é o Curso de Padeiro Senai, assim como suas inscrições e requisitos mínimos para participar dele. Acompanhe!

Curso de Padeiro Senai 

Para quem pensa em fazer o Curso de Padeiro Senai deve saber que o mesmo requer um investimento, ou seja, ele é um curso pago e que é ofertado por diversas unidades do Senai espalhadas pelo Brasil. 

Com carga horária de 240 horas, o curso tem como principal objetivo capacitar alunos para o preparo de pães, massas, doces, salgados e similares, assim como o uso de máquinas, equipamentos e utensílios de panificação.

 Além de tudo isso também é possível aprender através do curso senai de padeiro a elaboração de relatórios de produção e documentos como requisições de materiais, assim como a produção dentro das normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança do trabalho, higiene entre outros. 

A opção é ideal para quem deseja atuar em padarias, confeitarias, restaurantes, bufês e até mesmo como profissional autônomo. 

Dentre os conhecimentos que podem ser adquiridos estão:

  • Fundamentos da Panificação e Confeitaria, onde envolve boas práticas de fabricação e procedimento operacional padrão, assim como de microbiologia. 
  • Higiene e Conservação dos alimentos como tipos de higienização, segurança do trabalho, riscos ocupacionais, equipamentos de proteção individual e normas de segurança dos alimentos;
  • Legislações sanitárias, ambientais e de higiene, assim como classificação e descarte de resíduos durante o processo de fabricação;
  • Operação de máquinas, relação custo benefício, ingredientes básicos, ingredientes enriquecedores, utensílios e ferramentas, cálculos matemáticos e cronogramas de produção;
  • Produção de pães de massas doces, salgadas e semidoces levando sempre em consideração os processos de panificação, tecnologia de biscoitos, defeitos de produtos, modelagem, recheios e coberturas, técnicas de congelamento, acabamento e apresentação.

Vale lembrar que essa opção de curso é em formato presencial e conta com aulas práticas de produção. 

Requisitos Mínimos 

O Curso de Padeiro Senai traz alguns requisitos mínimos para ser realizado. Para fazer a matrícula é necessário que o interessado:

  • Tenha no mínimo 16 anos;
  • Tenha o ensino fundamental mesmo que incompleto;

Inscrição Curso de Padeiro Senai

Curso padeiro Senai
Curso padeiro Senai

A inscrição no Curso de Padeiro Senai  varia conforme a unidade escolhida para cursá-la. Diante disso para fazer a matrícula é necessário:

  • Acessar o site oficial do Senai do estado onde o participante reside;
  • Clicar em “Pesquisar Cursos”;
  • Preencher a cidade, modalidade e área de atuação para filtrar o curso, ou se preferir basta escrever “Padeiro” na lupa;
  • Clicar sobre o curso escolhido;
  • Em seguida todas as informações sobre ele serão disponibilizadas na tela, desde o local, período de matrículas, início das aulas, duração, turno, investimento e contato; 
  • Caso o interessado concorde basta clicar em “Tenho interesse”, preencher os dados conforme solicitado e seguir as recomendações da plataforma. 

Caso a unidade Senai escolhida não tenha uma turma aberta para inscrições, ao acessar o campo de inscrição conforme recomendado acima, a  plataforma irá avisar e o usuário poderá cadastrar o e-mail para que o Senai avise quando a turma estiver disponível. 

Política de Descontos cursos Senai

Apesar de pago, o curso de padeiro Senai pode ter descontos no pagamento caso o interessado faça parte o grupo de políticas de descontos senai oferecidos pela instituição. 

Curso padeiro Senai
Curso padeiro Senai

Para participar, no entanto, alguns requisitos são exigidos como:

  • Ser trabalhador da Indústria (Funcionários, estagiários ou aprendizes);
  • Ser familiar de trabalhador da indústria;
  • Alunos e Ex Alunos do Sistema Senai;
  • Usuário do Cartão Sesi Viva;

Cada um dos grupos contam também com descontos diferentes. 

Para Familiares de trabalhadores da indústria os descontos variam entre 5% a 10%;

Para o próprio trabalhador da indústria o desconto pode ser divido em três tipos conforme a área de atuação:

Trabalhadores de indústrias recebem 8% de desconto, já trabalhadores de prefeituras ou cooperativas 4% e trabalhadores de sindicatos empresariais 15%; 

Já quem é Aluno ou Ex aluno no sistema Senai recebe 4  possibilidades de desconto, sendo 10%, 30% e 45% de acordo com tipo de aluno da instituição.

Usuários do Cartão Sesi viva, por sua vez, recebem 10% de desconto.

Para entender melhor o esquema de descontos e se eles são ou não cumulativos para a categoria do interessado, as informações podem ser encontradas no ato de inscrição, conforme ensinado acima. 

Ao acessar a página, um botão chamado “Conheça nossa política de descontos” ficará disponível para entender melhor sobre ele. 

Este artigo foi útil para você?

Leia Também:

➡️  Passo a passo da inscrição dos cursos SENAI

➡️  Quais os cursos onlines mais procurados que pagam mais, acesse.

➡️ Comece o ano com a lista dos cursos online que vão bombar em 2022.

 

Apaixonado por cursos: ???? Online ???? Presenciais ???? Concursos