Início » Cursos » Curso de Maquiagem Profissionalizante: O Que Você Vai Aprender e Onde Fazer

Curso de Maquiagem Profissionalizante: O Que Você Vai Aprender e Onde Fazer

A maquiagem é um dos assuntos preferidos na internet hoje em dia. Longe de ser apenas um item considerado supérfluo por alguns, ela é responsável por ajudar muitas pessoas a se sentirem bem consigo mesmas, além de ser ferramenta de muitos artistas visuais mundo afora.

Se você tem interesse por maquiagem, com certeza sabe que existem os maquiadores amadores e os profissionais. A diferença entre eles está no preparo e no acúmulo de habilidades técnicas que possibilitam resultados impressionantes. 

Um maquiador profissional pode atuar em diferentes áreas, até mesmo em algumas que você nunca pensaria que a maquiagem estaria presente. 

Está pensando em fazer um curso de maquiagem profissionalizante? Saiba o que você pode esperar aprender, e dicas de onde encontrar cursos para começar sua carreira.

Curso de Maquiagem Profissionalizante

Curso de Maquiagem Profissionalizante: O Que Você Vai Aprender e Onde Fazer

Diferente de assistir um tutorial na internet, por mais complexo que ele seja, um curso de maquiagem profissional vai ter fornecer as técnicas e conhecimentos necessários para que você os combine com suas habilidades e possa ganhar dinheiro com isso. 

Obviamente, cada escola vai ter um direcionamento voltado para o tipo de profissional que eles imaginam ser o ideal, então é importante pesquisar os métodos de cada lugar antes de decidir onde estudar.

O Que Vou Aprender?

Em geral, quem procura um curso profissionalizante de maquiagem já tem algum conhecimento ou afinidade com esse universo. 

Cada escola tem liberdade de criar sua grade de matérias, seguindo a linha estética e técnica própria de cada uma. 

Você pode esperar aprender técnicas como:

  • Organização de espaço e vigilância sanitária;
  • Fluxo de caixa e administração;
  • História da moda;
  • História da Arte;
  • Visagismo;
  • Anatomia básica;
  • Cuidados com a pele;
  • Química de materiais;
  • Eventos;
  • Marketing Pessoal;
  • etc. 

Quem Ensina?

As escolas de maquiagem, em sua maioria, estão vinculadas à institutos de beleza com presença no mercado há algum tempo. Por esse motivo, é esperado que os instrutores sejam pessoas com sólidas experiências de trabalho, além de um acúmulo teórico que permita que os alunos absorvam o que é ensinado de forma efetiva.

Hoje em dia, com o grande número de influencers com carreiras já consolidadas no ramo, é possível encontrar quem ofereça oficinas, workshops e até cursos completos, dividindo a experiência com quem se inscreve. 

Se você realmente deseja fazer parte do mundo da maquiagem, uma boa dica é conhecer profissionais que atuam em instituições de ensino e tentar aprender com eles nesses espaços.

Onde Fazer? 

Curso de Maquiagem Profissionalizante: O Que Você Vai Aprender e Onde Fazer

Nas grandes metrópoles é bem comum a existência de diferentes escolas, com diferentes propostas, oferecendo cursos profissionalizantes de beleza e maquiagem. Nossas dicas de onde fazer são:

Institutos de Beleza

Sim, eles ainda são a principal opção para quem deseja se tornar um maquiador profissional. Com uma estrutura sólida, equipe de profissionais competentes e contatos no mercado, é bem possível que o seu desempenho ao longo do curso te abra portas profissionais em pouco tempo. 

Escolas Técnicas

As escolas técnicas, como SENAI, oferecem cursos pagos e gratuitos em maquiagem. A oferta de cursos varia de região para região, assim como a durabilidade de cada um e o tipo de certificado emitido ao final do curso.

Internet

Embora um maquiador precise de muita prática para se tornar um profissional de alto nível, a internet hoje possibilita o acesso à diversos materiais que podem te ajudar a ampliar seus conhecimentos, criar uma rede de contatos, divulgar seu trabalho e criar seu próprio repertório. 

Tudo vai depender do seu objetivo e de como você administra seu tempo. Use toda essa informação à seu favor.

Vale a Pena?

Se você já tem algum contato com maquiagem, mesmo que só no dia a dia, e sente que o seu caminho é se tornar um maquiador profissional, saiba que nada é tão fácil assim. 

Embora seja uma área de atuação relativamente constante, os diferentes tipos de funções podem tanto te abrir um leque de possibilidades, quanto te deixar confuso de por onde seguir.

Defina um objetivo, saiba suas reais motivações e tenha em mente que um maquiador profissional é muito além da marca do produto que ele utiliza. 

Comente