Curso de Cuidador de Idosos Profissionalizante: A população idosa do Brasil vem crescendo a cada dia e profissões como gerontologos e cuidadores acabam ganhando mais espaço no mercado brasileiro. Em seis anos, houve um crescimento de 26% no número de brasileiros inclusos nessa faixa etária. A seguir  podemos comprovar isso observando o Índice de Envelhecimento (IE) da população apresentado pelo IBGE.

Veja o que você vai aprender e onde fazer cursos de cuidador de idosos a seguir. A previsão é que, até o ano de 2060, Índice de Envelhecimento continue aumentando. Consequentemente, a procura por profissionais especializamos que atendem essa população também irá crescer.  

Acompanhe essa matéria até o final e tenha acesso ao guia de como se inscrever no curso de cuidador de Idosos de um famosa faculdade Gratuitamente.

Para Quem é Destinado o Curso de Cuidadores de Idosos?  

O curso é destinado a pessoas que convivem com idosos que possuem ou não alguma limitação, profissionais da área da saúde e também cuidadores de idosos. Ele busca ensinar técnicas importantes para lidar com pessoas dessa faixa etária e contribuir com o seu conforto e sua qualidade de vida. Mesmo que existem muitas pessoas idosas ativas e saudáveis, ainda temos outras que possuem alguma debilitação, como Alzheimer, Parkinson, entre outras doenças.  

Desse modo, é necessário estar preparado para atender essas pessoas e desenvolver as competências e habilidades necessárias para ser um cuidador através de um curso profissionalizante. Para isso, é necessário estudar e compreender diversas informações sobre esse grupo.  

Como é a Profissão do Cuidador de Idosos?  

Curso de Cuidador de Idosos Profissionalizante: O Que Você Vai Aprender e Onde Fazer

Geralmente, associamos cuidadores de idosos com pessoas responsáveis a cuidar de doenças, porém esse não é o papel do profissional da área, mas sim de médicos, terapeutas.

O cuidador deve zelar pelo bem estar, segurança do idoso, com sua rotina, conforto e higiene. Ou seja, se torna um acompanhante.  

Uma dica é assistir ao filme Intocáveis, que é uma ótima inspiração para a profissão.  

Quais São as Habilidades que Necessito Ter Como Cuidador?  

O cuidador necessita ter muita paciência para zelar pela higiene e aparecia do idoso, pois muitas vezes eles não conseguem realizar essas habilidades. Além disso, é necessário saber respeitar a sua privacidade e respeitar as suas decisões. Muitos idosos estão lúcidos, devemos respeitar a sua autonomia.  

Ter carinho, empatia e gostar de ouvir as suas histórias, evitando com que o idoso se sinta sozinho é essencial, pois nem sempre a família tem a paciência para ouvir seus relatos, o que causa tristeza.   

É necessário também ter autocontrole, pois muitas vezes os idosos podem deixa-lo nervoso e é natural que durante a profissão seja necessário encarar situações adversas de alto nível de stress nos idosos.  

Ser discreto também é importante, pois nessa profissão você geralmente estará dentro da casa do seu paciente e da família dele. Consequentemente, é normal presenciar todos os problemas e adversidades que ocorrem dentro da residência e saber lidar com essas situações é crucial.  

Muitos idosos acabam sendo péssimas e acham que sua presença não tem mais valor. O cuidador deve sempre ser otimista e ajudar o idoso a ver a vida de outra maneira, ajudando a anima-lo.  

O Cuidador Tem Direitos Trabalhistas?  

Curso de Cuidador de Idosos Profissionalizante: O Que Você Vai Aprender e Onde Fazer

Com relação a direitos trabalhistas, um cuidador de idosos está na categoria de empregados domésticos. Portanto, a profissão recebe todos os direitos garantidos a essa categoria pela Constituição.  

Deveres de Um Cuidador de Idosos 

O cuidador deve fazer companhia durante as atividades e qualquer compromisso que estejam na rotina do idoso, como os momentos de alimentação, vestimenta, atividades físicas e compromissos. Acompanha-lo em suas tarefas domésticas e incentiva-lo a ser independente e conseguir realizar as mesmas sozinho.  

Garantir a higiene pessoal dos idosos também é muito importante, assim como cuidar também da higiene do local em que ele vive, como a cama, o banheiro e outros cômodos.  

Alguns pacientes acabam se esquecendo de tomar suas medicações ou tomam as mesmas de maneira errônea. É necessário que você medique o idoso de acordo com a prescrição médica. Acima de tudo, em casos de rejeições, jamais tente forçar a aplicação, deixe essa tarefa para um profissional da  enfermagem.

O Que Aprendemos no Curso de Cuidador de Idosos 

Você irá aprender como desenvolver hábitos funcionais durante grande parte do tempo na vida de pessoas idosas, mantendo-os ativos e saudáveis. Algumas das informações necessárias que geralmente são trabalhadas nesses cursos são:  

  • Estatuto do idoso; 
  • Cuidados com a higiene;
  • Nutrição; 
  • Medicação; 
  • Patologias; 
  • Deslocamento e acomodação; 
  • Exercícios; 
  • Emergências no domicílio; 
  • Qualidade de vida; 
  • Exercícios para a mente; 
  • Dicas de primeiros socorros para idosos; 
  • Doenças na terceira idade. 

Curso de Cuidador de Idosos Online 

  • Udemy: Uma das opções de curso online é oferecida pelo Udemy. O curso de cuidador de idosos está disponível na plataforma e ensina técnicas uteis para cuidar dessa população;  
  • Prime Cursos: essa plataforma oferece gratuitamente também o curso. Existe a opção de obter o certificado para o Curso Grátis Cuidador de Idosos
  • Certificado Cursos Online: Também gratuito, você pode realizar o curso nessa plataforma clicando aqui.  

Bônus:

Como se inscrever no curso de cuidador de idosos da faculdade UNIMED

 A faculdade Unimed tem em sua bagagem todo conhecimento na área da Saúde. Juntamente com a CNU – Central Unimed tem como objetivo dar treinamento gratuito através do curso gratuito de cuidador de idosos. 

Após a conclusão do curso EAD (Educação a Distância) disponibilizado o candidato estará apto a lidar com pessoas de idade com necessidades especiais.

Conteúdo do curso de cuidador de idosos Unimed:

  • Conteúdo teórico;
  • Video Aulas com práticas de cuidado a idosos;

Para fazer o curso é necessário ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio, sem esses itens não é possível realizar o curso!

Duração e Certificado?

O curso tem o Total de 81 horas aula, o aluno tem 120 dias para concluir as aulas e realizar a prova. Após obter a aprovação o aluno tem direito ao certificado emitido pela faculdade Unimed.

Inscrição curso faculdade Unimed de cuidador de Idosos

Para realizar a inscrição o candidato deve acessar: www.faculdadeunimed.edu.br/cursos/cursos-online/cuidadores-de-idosos

e seguir os 5 passos! é fácil e rápido

Leia Também:

➡️.  Curso de Manicure Profissionalizante

➡️.Curso Profissionalizante de Mecânica de Motos

➡️.  Curso Profissionalizante de Corte e Costura

Participe da conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.