O cabeleireiro é o profissional responsável por cuidar da beleza e saúde dos fios por meio de ferramentas de trabalho, como a tesoura. Esse profissional atua no mercado executando trabalhos relacionados com corte, tintura, tratamento, hidratação, alisamento, reflexo, mechas, luzes, penteados ou escova para festas e eventos.

Se você pretende trabalhar como cabeleireiro é importante desenvolver alguns conhecimentos e competências consideradas essenciais para a execução das tarefas, dentre as principais características que esse profissional deve apresentar podemos destacar o bom senso estético, acuidade visual, coordenação e habilidade para manusear as ferramentas de trabalho, capacidade de comunicação e, principalmente ser organizado, para manter o ambiente e os utensílios de trabalho sempre higienizados e no lugar certo.

 

Onde o cabeleireiro pode trabalhar? A maioria desses profissionais trabalham como autônomos. Nesse caso, eles podem prestar serviços em um espaço próprio (salão de beleza), na própria casa, na casa do cliente ou em um salão de beleza.

No salão ele trabalha como funcionário e divide o ambiente de trabalho com outros profissionais do mesmo segmento.

A remuneração deste profissional, normalmente, é variável, como ele trabalha como autônomo sua renda depende da demanda dos atuais e novos clientes.

Já os cabeleireiros que atuam em salão como funcionários podem receber salário fixo mais comissão ou apenas a comissão por trabalho prestado.

O mercado de trabalho do cabeleireiro é muito competitivo, por isso você precisa se destacar, ou seja, criar um diferencial no seu serviço e atendimento.

Pensando nisso, separamos as principais informações sobre cursos profissionalizantes que você pode fazer para se destacar no mercado de trabalho. Vamos lá!

Curso Profissionalizante de Cabeleireiro

No curso profissionalizante de cabeleireiro você tem a oportunidade de aprender conteúdos teóricos e práticos relacionados à sua área de atuação.

Existem cursos presenciais e a distância, bem como a carga horária pode variar entre 120 e 400 horas dependendo da quantidade de conteúdo que será abordado durante o curso.

Curso de Cabeleireiro: O Que Você Vai Aprender e Onde Fazer?
Curso de Cabeleireiro: O Que Você Vai Aprender e Onde Fazer?

Neste curso você aprenderá as principais técnicas, métodos e tendências sobre os cuidados com os cabelos, bem como terá acesso a conteúdos relacionados a ética profissional e a administração do salão.

Portanto, os cursos mais completos ajudam o profissional tanto na parte técnica quanto na administrativa, para que ele possa obter sucesso em ambas as áreas.

O Que Vou Aprender no curso de cabeleireiro?

Curso de Cabeleireiro: O Que Você Vai Aprender e Onde Fazer?

A grade curricular dos curso profissionalizante de cabeleireiro pode variar de acordo com a carga horária e modalidade de ensino, mas existem conteúdos que são comuns em quase todos os cursos, dentre eles podemos destacar:

  • Organização do ambiente e processos de trabalho do cabeleireiro;
  • Técnicas de corte de cabelo;
  • Métodos de hidratação e reconstrução dos fios de cabelo;
  • Análise dos fios;
  • Visagismo;
  • Doenças Capilares;
  • Técnicas de reflexos;
  • Aplicação da coloração;
  • Formas de alisamento;
  • Penteado para festas;
  • Marketing pessoal;
  • Montando um salão de beleza;
  • Aspectos legais;
  • Atendimento ao cliente;
  • Entre outros.

Normalmente, a matriz de conteúdo do curso envolve tanto conhecimentos teóricos quanto práticos relacionados com o dia a dia de trabalho do cabeleireiro.

Onde Fazer?

Como mencionado anteriormente existem cursos online e presenciais que ajudam a transformar você em um profissional de sucesso, veja os principais cursos a seguir.

SENAC 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial oferece um curso presencial de 400 horas considerado um dos melhores cursos do Brasil. Ele pode ser cursado em diversas unidades espalhadas pelo país.

O grande diferencial desse curso são os ótimos equipamentos que podem ser utilizados pelos alunos durante o processo de aprendizagem, bem como eles podem colocar em prática os ensinamentos realizando atendimentos no próprio SENAC.

A instituição também oferece um curso online de cabeleireiro básico de 20 horas, onde o aluno receberá uma apostila para acompanhar as aulas gravadas, bem como realizar as atividades propostas durante o curso.

Para maiores informações acesse: https://www.pr.senac.br/cursos/?c=7746

Instituto Universal Brasileiro 

O famoso Instituto Universal Brasileiro oferece curso profissionalizante de cabeleireiro de 120 horas na modalidade a distância.

Neste curso o aluno terá acesso a uma apostila com todo o conteúdo teórico e prático, aulas online, bem como um kit de aprendizado composto por  01 escova profissional tamanho 44 mm, 01 escova profissional tamanho 33 mm, 01 escova profissional tamanho 25 mm, 01 pente grande e 01 pente fino.

Conheça o curso através do link: https://www.institutouniversal.com.br/curso-cabeleireiro/p

Instituto Embelleze 

O Instituto Embelleze tem diversos cursos profissionalizantes para cabeleireiros, dentre eles podemos destacar: cabeleireiro profissional academy hair, cabelos empoderados, cabelos arrasadores, cortes estilizados para homens confiantes e design de cortes femininos.

Por exemplo, o curso de cabeleireiro profissional academy hair tem carga horária de 220 horas. Todos os cursos são presenciais, portanto você precisa encontrar o Instituto Embelleze mais próximo da sua localização.  

Saiba mais: https://www.institutoembelleze.com/pt-br/categoria/cabelo

IPED

O Instituto Politécnico de Ensino a Distância, mas conhecido como IPED, tem um curso profissionalizante para cabeleireiro online de 80 horas.

Nesse curso o instituto oferece material de apoio, aulas gravadas e grupos de estudo online. No IPED você pode optar por realizar apenas um curso ou comprar um pacote contemplando vários cursos, nesse sentido é importante analisar o custo benefício.

Maiores informações acesse: https://www.iped.com.br/estetica-e-beleza/curso/cabeleireiro

Durante o curso profissionalizante de cabeleireiro você já pode começar a atuar nessa área, para tanto procure um salão de beleza com grande fluxo de clientes para trabalhar como assistente ou estagiário de um bom cabeleireiro, assim você conseguirá obter experiência, bem como poderá receber conselhos de profissionais mais experientes.

Não deixe a insegurança atrapalhar o seu caminho, procure agora mesmo um dos cursos que apresentamos nesse texto e corra atrás do seu futuro.

Leia Também:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.