Início » Cursos » Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC? Essa pode ser uma dúvida recorrente entre pessoas que estão buscando uma boa faculdade.

É importante entender que ter a permissão do MEC para funcionar é um fator decisivo para que você escolha entre uma ou outra faculdade, sendo assim um divisor de águas nesse quesito.

Todos nós nos preocupamos ao efetivamente escolher um curso de nível superior, seja para crescimento pessoal ou mesmo para aumentar seus rendimentos no emprego atual ou em nova área.

No entanto, para isso, você deve entender a importância do MEC e do seu reconhecimento e como saber ao certo se o curso que você escolheu tem qualidade. Confira os detalhes e boa leitura.

Cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC

O que é um curso reconhecido pelo MEC?

Primeiramente precisamos entender o que exatamente é um curso com reconhecimento do MEC.

Precisamos entender que não é qualquer pessoa ou instituição que pode criar cursos de ensino superior e começar a formar profissionais.

É necessário que haja um controle de atuação específico para ter certeza de que aquele curso ou escola tem o que é preciso para formar pessoas com toda a qualidade.

É aí que entra o reconhecimento do MEC em um curso superior. O curso que recebe esse reconhecimento confere ao estudante a segurança necessária para saber que com aquela instituição ele terá uma formação que renderá boas oportunidades no mercado.

Por que é importante saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Agora que sabemos o que exatamente é um curso com reconhecimento do MEC, fica bem mais fácil entender por que é importante que esse reconhecimento exista.

O Ministério da Educação tem diversos aspectos que são necessários para entender que uma instituição tem o que é preciso para ofertar aquele curso.

Por meio do reconhecimento, o estudante consegue saber que terá qualidade no ensino ofertado naquele local, ajudando-o a escolher um curso com a garantia do MEC de que está adequado.

Se o curso tem o reconhecimento, ele apresenta carga horária adequada, matérias condizentes com o que é necessário para aquela formação, além de profissionais capacitados para instruir os alunos.

O principal é saber que, ao fazer um curso com esse pré-requisito cumprido, o estudante terá assim um diploma reconhecido em todo o Brasil.

É uma junção de coisas que faz com que um curso tenha então o reconhecimento do MEC.

Como funciona o reconhecimento de um curso pelo MEC?

Para que um curso obtenha o reconhecimento, é preciso passar então por diversas etapas para que tenha essa qualificação. As etapas então são as seguintes:

  • Credenciamento;
  • Autorização;
  • Reconhecimento.

A instituição primeiramente se credencia no MEC, informando que tem a intenção de ofertar cursos. O MEC então avaliará diversos fatores, dentre eles:

  • Espaço físico da instituição;
  • Estrutura;
  • Os professores;
  • O corpo administrativo;
  • A organização pedagógica.

Ao conseguir passar na avaliação do MEC em relação a esses quesitos, a instituição finalmente está autorizada e pode ofertar o curso.

Após 3 anos dessa autorização, ocorre então a etapa de reconhecimento. Ela ocorre quando uma comissão do MEC verifica todos os aspectos do curso. Isso, podendo solicitar até mesmo ajustes e alterações para que tudo esteja de acordo com o que pediu.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

"<yoastmark

Para saber se um curso em o reconhecimento do MEC é muito simples e você pode fazer essa conferência diretamente pelo site e-MEC. Tudo isso de forma gratuita e rápida.

Como saber se um curso tem reconhecimento pelo MEC?

  1. Entre no site do e-MEC;
  2. Vá para a “Consulta Avançada”;
  3. Selecione então “Buscar por” “Instituição de Ensino Superior;
  4. No campo de nome da instituição, digite então o nome ou siga da faculdade;
  5. No campo de “Situação” selecione a opção “Ativa”;
  6. Clique em pesquisar.

Por meio da página que aparecer você saberá exatamente se o curso tem ou não reconhecimento pelo MEC e ainda tem acesso também a sua nota.

Saber a nota do curso específico no MEC tem muita importância, justamente pelo fato de que você terá uma noção maior do quão bom é o curso que você escolheu.

Notas acima de 3 significam então que o curso apresenta boa pontuação e conta com qualidade satisfatória e com bom corpo docente.

Já nas faculdades em que a nota apresentada é menor que 3, isso indica que o curso não está atendendo aos requisitos propostos pelo MEC. Sendo assim, precisa fazer adequações para continuar funcionando.

Com isso, vimos o quão importante é fazer essa pesquisa antes de definir qual o curso ou instituição que você deverá optar na hora de fazer uma faculdade.

O trabalho do MEC é justamente manter a qualidade e garantir que a oferta do ensino tenha boa estrutura, trazendo assim bons profissionais para o mercado de trabalho, com possibilidade de atuação em todo o território nacional.