Início » Ceebja » Ceebja como funciona?

Ceebja como funciona?

Se você não teve a oportunidade de estudar e completar o ensino fundamental ou médio, vai gostar de entender o Ceebja como funciona. A verdade é que o Brasil conta com um grande número de pessoas que não teve a oportunidade de estudar. Por vários motivos, homens e mulheres deixam de terminar os estudos básicos.

O resultado disso é que, ao longo da vida, muitas situações difíceis surgem. Seja para conseguir um bom emprego ou para fazer algumas contas básicas ou entender um contrato, o estudo faz falta.

Então, existem formas de conseguir terminar os estudos.

COMO FUNCIONA O SISU?

Como posso concluir os meus estudos?

Considerando o grande número de pessoas que precisa concluir os seus estudos, o governo traz três possibilidades para conclusão:

  • EJA (Educação de jovens e adultos);
  • CEEBJA (Centros Estaduais de Educação Básica de Jovens e Adultos);
  • ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Ou seja, você que busca uma chance de recuperar o tempo perdido, tem várias opções. Todas elas são interessantes, mas no nosso caso focaremos em conhecer o Ceebja, como funciona e pode ajudar.

Ceebja: como funciona?

O grande diferencial do CEEBJA para os outros modelos de ensino está na forma com que ele é executado. Ao contrário do EJA, por exemplo, ele não precisa ser feito todo presencialmente.

Então, a primeira coisa que o aluno precisa fazer é ir até uma escola ou à secretaria de educação de sua cidade para se informar. Existem unidades do CEEBJA espalhadas por todo o Brasil.

Ceebja como funciona
Ceebja como funciona

Então, com as informações devidamente prontos, deve fazer a matrícula. Todos aqueles que tem mais de 18 anos e não concluíram os ensinos fundamental e médio podem sem inscrever no programa.

As aulas são normalmente ministradas em unidades específicas, voltada para a educação de jovens e adultos. Então, você irá ter uma unidade onde pode sanar suas dúvidas quando necessário.

Ceebja: como funciona o horário

Como já dissemos antes, um dos grandes pontos do Ceebja como funciona as presenças dos alunos. Isso porque não é necessário estar presente em aulas regulares, todos os dias.

O ensino consiste no envio de material didático para a casa dos alunos. Assim, eles podem estudar, de acordo com as orientações recebidas, e buscar o conhecimento quando tiverem tempo.

Então, o aluno pode decidir os dias que tem mais disponibilidade para ir até a unidade. Aí, pode encontrar-se com um professor e, assim, retirar as dúvidas que tiver sobre o material.

Como funcionam as avaliações

Outro ponto interessante do Ceebja como funciona as avaliações. Na verdade, nesse caso os estudantes devem, obrigatoriamente, estarem presentes na unidade para fazerem as avaliações.

Ainda, o sistema adotado é o de eliminação de matérias sequenciais. Assim, o aluno pode eliminar diversas matérias enquanto estuda, inclusive aproveitando aquelas que tiver feito no ensino regular.

O programa é muito grande e apenas no estado de São Paulo, o mais populoso, conta com cerca de 80 mil alunos. Ou seja, uma oportunidade muito interessante para quem deseja estudar.

A importância de concluir os estudos

Agora que você já sabe o que é Ceebja, como funciona e o que ele pode te trazer, talvez tenha ficado tentado. A verdade é que a melhor coisa que você poderia fazer agora seria terminar seus estudos.

Com os diplomas de nível médio e fundamental, é possível se candidatar a outros tipos de emprego. Inclusive, eles são requisitos obrigatórios, por exemplo, quando se fala em concursos públicos.

Ceebja como funciona
Ceebja como funciona

Então, os centros podem ajudar muita gente que não teve oportunidade na época correta a crescer. Além do fato de o próprio conhecimento poder ajudar muitas pessoas a melhorarem de vida.

As facilidades do programa

Como você viu, um dos grandes pontos positivos do CEEBJA é o fato de ser bastante versátil. Então, você tem melhores chances de ter resultados positivos, pois pode estudar seguindo o seu tempo.

Isso quer dizer que você pode aproveitar os momentos que tem livre para estudar. Sem uma aula presencial em horários engessados, você faz o seu próprio horário e pode definir quando estudar.

Se não bastasse, o fato de poder contar com um professor para tirar dúvidas é excelente. Basta marcar um dia e se apresentar no centro de estudos para receber todas as orientações para entender as lições.

Conclusão

Como você viu, o CEEUBJA é uma das formas encontradas pelo governo para permitir a conclusão dos estudos. Assim, quem não teve a oportunidade de estudar quando mais jovem, pode se formar.

O fato é importante porque os diplomas de nível fundamental e médio podem abrir muitas portas, inclusive de emprego. Além disso, o conhecimento adquirido é algo que nunca se perde.

Então, agora que você já conhece Ceebja, como funciona, e como estudar, não há mais o que esperar. Escolha agora mesmo um dos centros e comece a colocar os seus estudos em dia, para mudar de vida.

Leia Também:

 

Agência Kalima
Agência de Produção de Conteúdo Web

Comente